MUSEU AMBULANTE - 2023 - 2021


Projeto de performance e museologia social que une o trabalho de pesquisa e acervo da CasaDuna e o trabalho performático do Grupo Erosão. 

Ficha Técnica

Direção: Fernando Codeço; Curadoria: Julia Naidin; Concepção: Grupo Erosão; Produção: CasaDuna; Cenografia/expografia: Rafael Sánchez; Performance/arte educação: Lucia Talabi, Jailza Mota, Rachell Rosa, Mariana Moraes, Rafael Sánchez e Julia Naidin.






O Museu Ambulante é uma proposta de museologia social desenhada para mobilizar comunidades que vivem em territórios social e ambientalmente instáveis, concebido originalmente para ser realizado junto à comunidade pesqueira de Atafona, praia localizada na foz do Rio Paraíba do Sul, que convive há mais de 70 anos com um intenso processo de erosão marinha. A erosão da praia é um fenômeno complexo, muitos fatores influenciam,  entre eles, sendo o mais determinante, a transposição do rio Paraíba do Sul para o rio Guandu, realizada na década de 1950 com o objetivo de abastecer de água energia a capital do Rio de Janeiro. O mar vem afogando os mangues, as ilhas, destruindo ruas, edificações e modos de vida conectados ao ecossistema. Neste cenário criamos um projeto de museologia social de modo participativo com a comunidade pesqueira. 

Vídeo: “Museu Ambulante - Atafona 2021” 

Direção: Fernando Codeço e Jô Serfaty;  duração: 22:38.